Projeto de Extensão “Escolarização das pessoas com deficiência: ações para apoiar a inclusão, a autonomia e a saúde”

A Escola Municipal Carmem Aparecida de Carvalho Ramos de Ribeirão Preto, desenvolve um reconhecido trabalho na educação de crianças até seis anos de idade, visando a inclusão de crianças com deficiência, porém com muitos desafios.

A educação inclusiva é fundamentada na concepção dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. No Brasil, existem legislações que defendem o direito da educação inclusiva das crianças com deficiência, dentre elas a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. No entanto, na prática, para que a inclusão realmente aconteça é preciso apoiar os educadores, visando a promoção da autonomia que é imprescindível para que ocorra a participação e a inclusão de todas as crianças.

O projeto com a escola EMEI Carmem Aparecida de Carvalho Ramos, contou com 13 crianças acompanhadas durante o período de um ano. Ressalta-se que o presente projeto está em consonância com o objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, estabelecidos na Assembleia Geral da Organização da Nação Unidas. Dito isso, o presente projeto de extensão tem o objetivo de dar continuidade ao projeto que apoia os educadores da escola EMEI Carmem Aparecida de Carvalho Ramos e tem o intuito de expandir para outras escolas municipais de Ribeirão Preto, por meio de palestras educativas e inserção de bolsistas, nas classes de crianças com deficiência e produção de materiais educativos virtuais, divulgando nas redes sociais do grupo de pesquisa Neurorehab https://www.instagram.com/neurorehabusp/e do Portal D+Informação https://www.instagram.com/demaisinformacao/ para promoção da autonomia, incluindo o autocuidado e atividades de vida diária, visando a participação e a inclusão.

Projeto financiado! O Neurorehab foi contemplado com a aprovação do financiamento do projeto: “Capacitação de profissionais da atenção primária no contexto da diversidade, equidade e inclusão na saúde brasileira: um estudo cooperativo internacional”

Com alegria comunicamos mais um projeto financiado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq), intitulado como “Capacitação de profissionais da atenção primária no contexto da diversidade, equidade e inclusão na saúde brasileira: um estudo cooperativo internacional”.

Agradecimento especial ao nosso grupo de pesquisadores e colaboradores

Prof. Dra. Fabiana Faleiros
Prof. Dr. Christoph Käppler (Alemanha)
Prof. Dra. Geyslane Albuquerque
Prof. Dr. Demétrius Ferreira
Prof. Dr. Guillermo Kerz (Argentina)
Prof. Dr. Luís Sousa (Portugal)
Prof. Dr. Humberto da Silva
Prof. Dr. João Luiz Passador
Prof. Dra. Olga Ribeiro (Portugal)
Prof. Dra. Helena José (Portugal)
Prof. Dra. Adriana Dutra Tholl
Prof. Dra. Luciene Gomes
Dr. Marcelo Mendes
Me. Filipe Gustavo Lopes
Prof. Dr. Jonas Carvalho (Alemanha)
Me. Alex Souza Bertoldi
Me. Letícia Corbo
Edjailma de Oliveira (Alemanha)
Elisa Pivatto Serra
Isabella Coelho Balas
João Victor dos Santos
Nicole Palladino Silva

Agradecemos também ao CNPq pelo financiamento e por fomentar a ciência, tecnologia e inovação no país!

Siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe nossas novidades! Instagram: https://www.instagram.com/neurorehabusp/, https://www.instagram.com/tandem.usp/ e https://www.instagram.com/demaisinformacao/

Dia 22 de Outubro o Portal D+Informação completou 4 anos, e a equipe realizou um vídeo em comemoração!Venha conhecer mais sobre o Portal!

Esse portal de informações (D+Informação) foi desenvolvido para todos, em especial às pessoas com deficiência. Formado por um grupo de pesquisadores e profissionais da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) com experiência em reabilitação de pessoas com deficiência.

O uso da internet para buscar informações cresce a cada dia mais e nós, pesquisadores, nos preocupamos com a qualidade das informações disponíveis para a sociedade.

Por isso, o grupo de pesquisa Neurorehab, desde 2014, desenvolve ferramentas virtuais em prol de informação, troca de experiências e apoio a pessoas com deficiência. O Mielofórum foi o site pioneiro, desenvolvido para aqueles com Mielomeningocele. Uma parceria realizada entre Brasil e Alemanha.

O segundo projeto foi o desenvolvimento de uma rede social virtual para as PcD, a D+ Eficiência, em parceria com outras universidades (UFPA, UFOPA, UFMG e TU Dortmund).

O D+Informação foi desenvolvido atualmente com o intuito de
disseminar informações de confiança, com clareza e baseadas em evidências científicas*. Temos como objetivo promover a  autonomia, o empoderamento e participação social.

O Portal foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2018 como um projeto de pesquisa visando resultados benéficos a população, e  nosso website não possuí qualquer forma de publicidade.

Contamos com uma equipe composta por moderadores do grupo de pesquisa que buscam garantir qualidade e veracidade das informações publicadas.

O D+ Informação é um portal construído por todos!

*A informação presente no Portal D+Informação destina-se a complementar e nunca a substituir conselhos e diagnósticos de seu/sua médico(a)

Acesse o nosso Portal para ter acesso a mais informações: https://demaisinformacao.com.br/

Confira no vídeo em anexo, um pouco sobre nossa história:

Conquista! COFEN regulamenta a atuação da equipe de Enfermagem em Reabilitação

Cofen deliberou a Resolução 728/2023, que tem o objetivo de regulamentar a atuação da equipe de Enfermagem em Reabilitação. Essa norma atende às regiões que não possuem serviço especializado na área de Reabilitação, assim como acompanha o panorama mundial.

A minuta da resolução foi realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) composto pela Helga Bresciani, conselheira geral, e as colaboradoras Prof. Dra. Fabiana Faleiros, Prof. Dra. Soraia Dornelles, Isabel Correia e Isabella Araújo.

Que continuemos avançando na área da Reabilitação!

Para saber mais, acesse o material da íntegra: https://www.cofen.gov.br/cofen-normatiza-atuacao-da-equipe-de-enfermagem-de-reabilitacao/

Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2019: Fazer saber em enfermagem de reabilitação

Do dia 5 a 7 de dezembro aconteceu em Portugal, na Cidade de Aveiro, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2019: Fazer saber em enfermagem de reabilitação. Mais uma vez, o Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora (Neurorehab) participou ativamente do evento, por meio da apresentação de pôsteres, comunicações livres e elaboração de material artístico relacionado a área de enfermagem de reabilitação.

No evento, a coordenadora do Núcleo, Prof. Dr. Fabiana Faleiros Santana Castro, acompanhada dos integrantes e parceiros do Núcleo: Letícia Noelle Corbo, aluna de mestrado; Mariele Lenhari Gonçalves, aluna de graduação e Adriana Dutra Tholl, professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, parceira do Neurorehab.

Com o objetivo de abordar aspectos fundamentais presentes no cuidado de reabilitação desenvolvido pela enfermagem, o evento contou com a participação de importantes pesquisadores da área, permitindo o intercâmbio de trabalhos e reflexões acerca da atuação dessa categoria profissional em uma das perspectivas mais relevantes do cuidado em saúde.

Além disso, a Profa. Dra. Fabiana Faleiros foi premiada no Congresso nas seguintes modalidades: 2º lugar de melhor fotografia, pela foto nomeada “Acesso ao mar: um direito de todos”; menção honrosa, pelos trabalhos “Estudo comparativo entre Alemanha, Brasil e Estados Unidos: manejo da bexiga neurogênica na transição para a fase adulta em pessoas com espinha bífida” e “Panorama das pessoas com lesão medular no Brasil”.

Parabenizamos os participantes do Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2019: Fazer saber em enfermagem de reabilitação, em especial aqueles vinculados ao Neurorehab. O Núcleo espera que experiências trocadas durante o evento possam colaborar no desenvolvimento de novos estudos no âmbito da reabilitação, permitindo o avanço das práticas de enfermagem nesse contexto e da qualidade de vida de pessoas com deficiência. 

Seminário Internacional: Saúde e inclusão na era digital

Pôster de divulgação

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2019 a equipe do Neurorehab promoveu em parceria com o Serviço Acadêmico Católico para Estrangeiros (Katholischer Akademischer Ausländer-Dienst – KAAD) o Seminário Internacional: saúde e inclusão na era digital. O evento contou com a participação de ex-alunos do Serviço, assim como a presença de palestrantes internacionais da Alemanha e da América Latina

Participantes reunidos em pausa realizada durante as atividades do dia 07/11/2019

Dentre as atividades propostas estiveram inclusas visitas técnicas às instituições parceiras que trabalham na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência nos mais variados contextos, a citar de exemplo a Creche Carochinha da Universidade de São Paulo (USP) – Campus Ribeirão Preto e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro (CER), vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Adicionalmente, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o trabalho desempenhado pelo grupo REMA, responsável por atividades de reabilitação destinadas à mulheres mastectomizadas.

Prof. Dr. Christoph de Oliveira Käppler como um dos palestrantes internacionais do evento, 07/11/2019

Além disso, os participantes externos puderam conhecer um pouco mais da cidade de Ribeirão Preto e algumas atividades populares do município, incluindo uma visita monitorada ao Theatro Dom Pedro II, símbolo do auge cafeeiro vivenciado pela cidade no século XX. Ainda hoje o teatro é considerado um dos mais adequados teatros brasileiros para realização de concertos e óperas sinfônicas, configurando-se como um famoso ponto cultural de Ribeirão Preto.

Visita ao Theatro Dom Pedro II, 08/11/2019

O Neurorehab agradece a todos que participaram do evento e contribuíram de modo valioso para o avanço da inclusão aplicada aos mais variados âmbitos. Reforçar parcerias estratégicas constitui-se como uma indispensável ação que colabora na cooperação entre países que, juntos, podem trabalhar em conjunto visando a transformação de uma sociedade que deve sempre fornecer oportunidades coerentes e justas para todos.

Lançamento do portal de informações “D+Informação”

Nos dias 23 e 24 de outubro ocorreu na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) o lançamento oficial do portal de informações “D+Informação”, fruto de estudos e pesquisas de membros integrantes do Neurorehab. O portal, que tem como objetivo fornecer informações confiáveis acerca da temática de deficiência e inclusão, proporciona aos usuários uma experiência que inclui a interação e troca de experiência entre profissionais, pessoas com deficiência e seus familiares.

Em ambos os dias, a equipe do Neurorehab esteve parcialmente reunida, trabalhando conjuntamente na divulgação do portal nas mais diversas redes sociais. O grupo de pesquisa, que há anos trabalha na perspectiva do desenvolvimento de ferramentas e recursos virtuais para pessoas com deficiência, oferece dessa vez um portal claro, interativo e igualmente eficiente.

Não deixe de acessar o site D+Informação para conferir o conteúdo exclusivo elaborado pela equipe do Neurorehab para você! Desejamos à toda equipe, bem como aos usuários do portal, uma experiência virtual proveitosa que agregue progressivamente novas informações e que colabore na promoção do bem-estar e respeito às pessoas com deficiência, aspectos necessários para o progresso da sociedade brasileira.

Expedição científica e visitas técnicas na Alemanha: Neurorehab presente!

De 13 a 19 de junho de 2019, pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora realizaram uma expedição científica na Alemanha. Participaram de visitas técnicas em instituições especializadas na reabilitação, profissionalização e inclusão de pessoas com deficiência. Profa. Dra. Fabiana Faleiros (Líder do Neurorehab), Michel Marcossi, Letícia Corbo e Elias Tristão visitaram as as instituições, acompanhados pelos seguintes colaboradores alemães: Klemens Löchte, Uwe Eisenberg, Kathrin Schlicher, Herr Norbert Heßling, Elisabeth Pistol, Daniela Küper e Prof Dr. Christoph Käppler (parceiro do Neurorehab).

– Visita à Escola Infantil Peter-Pan-Schule para crianças com dificuldades na fala, na cidade de Dülmen.

  • Visita à Escola Inclusiva Lamberti-Grundschule, na cidade de Coesfeld.
  • Reunião com Sr Schütt, secretário da cultura e da educação da região de Kreis Coesfeld.
  • Visita ao Museu do artista Peter Paul Rubens, no Wasserschloss Burg Vischering, na cidade de Lüdinghausen.

Visita à instituição Maximilian-Kolbe-Schule, para crianças e jovens com deficiências graves, na cidade de Nordkirchen

  • Visita à instituição Berufsförderungswerk Dortmund, especializada na profissionalização e reintegração das pessoas ao trabalho, na cidade de Dortmund.
  • Reuniões científicas na Faculdade de Ciências da Reabilitação da Universidade de Dortmund com o grupo de pesquisa do Prof Käppler, Frau Roos, Klemens Löchte, Uwe Eisenberg, Rebecca Eisenberg, Elias Tristão, Michel Marcossi, Letícia Corbo e Fabiana Faleiros.

Apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos do Neurorehab (Michel Marcossi Cintra e Letícia Noelle Corbo

  • Visita ao Centro de Relações Internacionais da TU Dortmund, com a Frau Jane Artmann, para negociar termos do acordo de dupla titulação entre a Universidade de Dortmund e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP

A cooperação Brasil-Alemanha, de quase 10 anos, entre os grupos da Profa Dra Fabiana Faleiros e do Prof Christoph Käppler, mostra-se cada vez mais consolidada e necessária para o avanço das pesquisas na área de reabilitação. Uma vez a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade contemporânea é um desafio para os dois países, nas mais variadas áreas, como a acessibilidade aos serviços de saúde, a educação inclusiva e a inserção no mercado de trabalho.

Mobilidade acadêmica internacional de participantes do Neurorehab

No primeiro semestre de 2019, os estudantes Elias Tristão e Victoria Barreiro, integrantes do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora, participam de mobilidade acadêmica internacional em instituições estrangeiras que atualmente são parceiras do Núcleo: a Universidade Tecnológica de Dortmund (Technische Universität Dortmund), na Alemanha e a Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, em Portugal.

Aluno Elias Tristão na Technische Universität Dortmund (TU Dortmund), Alemanha
Aluna Victoria Barreiro na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Portugal

Desejamos aos alunos muito sucesso e novos aprendizados nessa experiência!