Projeto de Extensão “Escolarização das pessoas com deficiência: ações para apoiar a inclusão, a autonomia e a saúde”

A Escola Municipal Carmem Aparecida de Carvalho Ramos de Ribeirão Preto, desenvolve um reconhecido trabalho na educação de crianças até seis anos de idade, visando a inclusão de crianças com deficiência, porém com muitos desafios.

A educação inclusiva é fundamentada na concepção dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. No Brasil, existem legislações que defendem o direito da educação inclusiva das crianças com deficiência, dentre elas a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. No entanto, na prática, para que a inclusão realmente aconteça é preciso apoiar os educadores, visando a promoção da autonomia que é imprescindível para que ocorra a participação e a inclusão de todas as crianças.

O projeto com a escola EMEI Carmem Aparecida de Carvalho Ramos, contou com 13 crianças acompanhadas durante o período de um ano. Ressalta-se que o presente projeto está em consonância com o objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, estabelecidos na Assembleia Geral da Organização da Nação Unidas. Dito isso, o presente projeto de extensão tem o objetivo de dar continuidade ao projeto que apoia os educadores da escola EMEI Carmem Aparecida de Carvalho Ramos e tem o intuito de expandir para outras escolas municipais de Ribeirão Preto, por meio de palestras educativas e inserção de bolsistas, nas classes de crianças com deficiência e produção de materiais educativos virtuais, divulgando nas redes sociais do grupo de pesquisa Neurorehab https://www.instagram.com/neurorehabusp/e do Portal D+Informação https://www.instagram.com/demaisinformacao/ para promoção da autonomia, incluindo o autocuidado e atividades de vida diária, visando a participação e a inclusão.