Atividade física e transtornos psicóticos: conheça os benefícios para a saúde mental

jun 25, 2022 | 0 Comentários

Muitas pessoas que estão realizando o tratamento para algum transtorno psicótico, como a esquizofrenia, podem apresentar dificuldades para realizar atividade física. Entre os principais obstáculos estão a falta de motivação, cansaço, pouca satisfação ao se exercitar, sentir-se mal mentalmente (sintomas graves), ter medo de fracassar, pouco conhecimento sobre os benefícios de se exercitar, falta de apoio e de parceiros para realizar a atividade, e dificuldade de acesso às atividades físicas1. No entanto, a prática de atividade física pode ser uma importante aliada para melhorar a saúde mental e física de quem tem diagnóstico de esquizofrenia ou de outros transtornos psicóticos.

Nesta perspectiva, pesquisas científicas mostraram que realizar atividades físicas regulares pode auxiliar na melhora dos sintomas do transtorno psicótico, aliviar o estresse, diminuir os efeitos adversos dos medicamentos, melhorar a memória e atenção, trazer uma sensação de bem-estar e aumentar a qualidade de vida2-3.

Além disso, as atividades físicas também podem melhorar bastante a saúde física, contribuindo para a prevenção de sobrepeso e obesidade; diabetes (alto nível de açúcar no sangue); hipertensão arterial (pressão alta); e hipercolesterolemia (alto nível de gordura no sangue)2-3. Assim, a atividade física pode ser muito útil para diminuir as chances de problemas no coração e nos vasos sanguíneos (doenças cardiovasculares) como, por exemplo, ataques cardíacos (infarto do miocárdio) e derrame (acidente vascular cerebral)2-4.

Deste modo, é importante destacar que o tratamento da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos deve ser completo, incluindo o uso de medicamentos, acompanhamento psicológico e a prática de atividades físicas. Além disso, é necessário mudar alguns hábitos, tais como, parar o uso de cigarro, bebidas alcoólicas e outras drogas, e ter uma alimentação saudável (por exemplo: redução do sal na dieta e ingestão aumentada de frutas e vegetais) para viver mais e melhor4.

Qualquer atividade física é benéfica para a saúde mental e física, sendo possível incluir na rotina diária diferentes tipos de atividades físicas. Alguns exemplos de atividades físicas são: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ioga, dançar, subir escadas, limpar a casa, passear com animais de estimação, ir ao trabalho andando, cuidar do jardim/quintal e praticar esportes (futebol, vôlei, basquete, entre outros)3. Evite ficar muito tempo do seu dia deitado ou sentado. Mantenha-se em movimento!

Cabe destacar que, em algumas situações, é necessário acompanhamento de profissionais de saúde e de educação física para a prática de atividades físicas. Caso a pessoa tenha algum problema de saúde, como diabetes e doenças no coração, é essencial buscar o médico para iniciar a prática de atividades físicas. Veja abaixo algumas recomendações para praticar atividade física com segurança3:

  • Use roupas e calçados apropriados;
  • Realize alongamento do corpo antes da atividade física e inicie o exercício lentamente;
  • Faça atividades físicas com uma boa companhia. Isso pode te motivar e fortalecer a relação de amizade/familiar!
  • Beba água antes, durante e após a prática de atividade física;
  • Pratique atividade física apenas quando estiver se sentindo bem;
  • Respeite seus limites. Busque assistência de saúde caso se sentir mal durante e após a atividade física;
  • Proteja-se do sol em atividades ao ar livre: use protetor solar, bonés, camiseta com manga, entre outros;
  • Inclua na rotina uma alimentação adequada e saudável sempre que possível.

Busque conhecer quais atividades físicas estão disponíveis no seu município. Praças, parques, quadras e academias ao ar livre podem ser bons locais para a prática de atividades físicas.

Comece agora mesmo a testar diferentes modalidades de atividade física para achar aquela que melhor se encaixe na sua rotina e preferência!

Referências:

  1. Rastad C, Martin C, Asenlöf P. Barriers, benefits, and strategies for physical activity in patients with schizophrenia. Phys Ther. 2014 Oct;94(10):1467-79. doi: 10.2522/ptj.20120443.
  2. Girdler SJ, Confino JE, Woesner ME. Exercise as a Treatment for Schizophrenia: A Review. Psychopharmacol Bull. 2019 Feb 15;49(1):56-69.
  3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. 54 p.: il. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf ISBN978-85-334-2885-0>. Acesso em: 09 de jun. de 2022.
  4. Ilyas A, Chesney E, Patel R. Improving life expectancy in people with serious mental illness: should we place more emphasis on primary prevention? Br J Psychiatry. 2017 Oct;211(4):194-197. doi: 10.1192/bjp.bp.117.203240.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...