
Desenvolvimento de um formulário para a sistematização da assistência de enfermagem à puérpera em alojamento conjunto.
Uno de los principales propósitos de la Iniciativa Mundial de la OMS contra el Cáncer Infantil y el marco de trabajo CureAll Americas consiste en fortalecer los centros de excelencia y promover la formación de los recursos humanos para la salud, en especial de las enfermeras y los enfermeros de oncología pediátrica, especializados en la atención de enfermería para niños, niñas y adolescentes con cáncer y sus familias.
Cartilha educativa, no formato pergunta-resposta, com ilustrações elucidativas sobre os cuidados com o bebê prematuro para as famílias, estes cuidados são tanto voltados para o período ainda de hospitalização do filho, como também, e principalmente para quando o bebê for de alta para casa. Os assuntos trabalhados na cartilha são voltados para as práticas cotidianas, de cuidados simplificados, como aleitamento materno, ordenha mamária, manutenção da lactação, armazenamento do leite, relacionamento familiar, banho, banho de sol, medicação, regurgitação e vômito, sono, engasgo, frio, choro, infecções, sucção, troca de fralda, vestuário, seguimento, situações de risco, serviços de apoio e visitas no domicílio, mas também sobre os cuidados especiais de bebê de vão de alta dependentes de tecnologias como oxigenioterapia, traqueotomia, ostomias e sondas para alimentação.
Livro de história para auxiliar profissionais de saúde e familiares a contarem para crianças menores de 5 anos sobre seu diagnóstico de Fibrose Cística. O livro traz a história de Lola, uma criança que descobre que tem Fibrose Cística e cria um monstro imaginário como representação da doença. A experiência emergida da prática profissional em um ambulatório multiprofissional de atendimento a esses pacientes, traduz a importância de conciliar teoria e prática, além da interdisciplinaridade para a construção de estratégias inovadoras e criativas no desenvolvimento do cuidado integral.
O livro Prescrição do dia: Alegria em tempos de pandemia, buscou produzir um material ilustrativo com a temática do enfrentamento ao novo coronavírus e ao isolamento social, para crianças e adolescentes em acompanhamento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP). Por meio do palhaço, figurativamente representado pela Cia do Riso, o livro buscou sistematizar orientações às crianças, aos adolescentes e seus familiares relativas ao combate da COVID-19, utilizando a imagem do palhaço como personagem, tendo como lema que sorrir é o melhor remédio.
Este projeto tem como objetivo estimular produção de máscaras infantis por pessoas da comunidade, pois crianças constituem população vulnerável à aquisição do coronavírus-SARS-CoV-2 (COVID-19) e necessitam de proteção durante pandemia; impulsionar confecção de máscaras para crianças com necessidades especiais de saúde e orientar os cuidadores sobre cuidados de saúde para essas crianças. O projeto entregou 800 máscaras para crianças internadas em hospital público, como também crianças atendidas por Serviço de Atenção Domiciliar de município paulista.
Coordenador: Maria Cândida de Carvalho Furtado
Membros participantes: Regina A. Garcia de Lima; Luciana M. Monti Fonseca; Adriana Moraes Leite; Danielle Monteiro Vilela; Débora Falleiros de Mello; Lucila Castanheira Nascimento; Marta Angélica Iossi Silva; Mariane Caetano Sulino; Beatriz Molina Carvalho; Nathália Lázaro Rocha e Samanta Ferraz Gomes.
Esta cartilha destina-se a todas as pessoas, em especial mães, pais e familiares de crianças menores de 1 ano de idade.
Qualquer criança corre o risco de engasgar em casa. Pensando nisso estas informações ajudarão você a agir de maneira segura, rápida e impedindo complicações à saúde do bebê.
Divulgue esta cartilha para seus vizinhos e amigos, e ajude a salvar um número maior de vidas.
Esta cartilha destina-se as gestantes de alto risco e tem o intuito de prepara-las para um possível nascimento prematuro, por meio deste material educativo, sobre o cuidado ao bebê prematuro nas unidades neonatais.
Esta cartilha educativa é resultado parcial do estudo de doutorado da aluna Cintia Aparecida da Silva intitulada: “A REDE DE SERVIÇOS E ATENDIMENTOS NOS CREAS SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS NA PERSPECTIVA DA VIOLÊNCIA SEXUAL
CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO-SP” pelo programa de pós-graduação Inter-unidades, da Escola de Enfermagem - USP RP.
Esta cartilha educativa tem como objetivo orientar as crianças e seus familiares cuidadores, sobre a punção venosa periférica. Para mais informações:
Universidade de São Paulo
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem
Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente
Avenida dos Bandeirantes, 3900
Campus Universitário - Bairro Monte Alegre
Ribeirão Preto - SP - Brasil
CEP 14040-900