Saiba mais … Cartilhas

Ampliando essas experiências, sentimos a necessidade da participação efetiva dos agentes, não só no processo de construção de seus conhecimentos, mas também no desenvolvimento do material educativo. Foi nesta perspectiva que direcionamos o foco o desenvolvimento de material didático-instrucional adequado para auxiliar na orientação da mãe sobre os cuidados ao bebê pré-termo, através da participação efetiva dos agentes envolvidos nesse processo, mães e profissionais de enfermagem, fundamentado na pedagogia problematizadora de Paulo Freire. Os participantes optaram por uma cartilha educativa, no formato pergunta-resposta, com ilustrações elucidativas. Este estudo apresenta referenciais que auxiliam o desenvolvimento das potencialidades das mães e instiga a equipe de enfermagem a trabalhar de forma dinâmica com o material educativo. Os assuntos trabalhados na cartilha são voltados para as práticas cotidianas, de cuidados simplificados, como aleitamento materno, ordenha mamária, manutenção da lactação, armazenamento do leite, relacionamento familiar, banho, banho de sol, medicação, regurgitação e vômito, sono, engasgo, frio, choro, infecções, sucção, troca de fralda, vestuário, seguimento, situações de risco, serviços de apoio e visitas no domicílio.

A cartilha está disponibilizada na Internet no site do GPECCA e na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, apresentando grande repercussão na comunidade e na mídia (jornais, revistas, televisão, rádio e divulgação sites), levando-nos ao lançamento da cartilha educativa impressa, com distribuição gratuita de cerca de 12 mil exemplares em mais de 12 anos de existência, por meio de solicitação via e-mail, de pais de prematuros, profissionais de saúde, instituições públicas e privadas de ensino e assistenciais, organizações não governamentais, docentes e estudantes de graduação de diferentes cursos da área de saúde, da maioria dos estados brasileiros. Desenvolvemos estudos com o objetivo de levantar a divulgação e repercussão da cartilha educativa nos meios de comunicação e as opiniões dos usuários que a solicitaram por e-mail.

A cartilha foi melhorada em ampliada a cada edição, tendo sido modificada a partir de dissertações e estudos científicos que a utilizaram como objeto de estudo, bem como, de sugestões de usuários, em especial pais de bebês pré-termo. Esta cartilha tem sido, ao longo desses anos, solicitada amplamente para uso no ensino, pesquisa e extensão de instituições de ensino superior externos a USP. Há também o interesse de gestores e profissionais de saúde de instituições publicas e privadas na utilização do material de ensino junto a clientela. A cartilha recebeu prêmios e destaques em sites de notícias, de temas específicos da neonatologia e institucionais. 

Esta cartilha, atualmente, um livrinho carrega em sua história prêmios, prefácios de personalidades nacionais e internacionais de vasta expressão pública. Sua primeira edição que obteve a confecção de apenas 15 exemplares, nos seus quase 20 anos de história, apresenta cerca de 20 mil exemplares distribuídos gratuitamente e está em sua 5ª edição lançada em 2019, disponibilizada, ainda, no site do Ministério da Saúde e do Grupo de Pesquisa GPECCA e distribuída gratuitamente por meio de solicitação por e-mail, o que possibilita chegar na maioria dos estados brasileiros e no exterior, às famílias de bebês nascidos prematuramente, profissionais de saúde, professores e estudantes da área da saúde e à todas as Dioceses da Pastoral da Criança.