Expedição científica e visitas técnicas na Alemanha: Neurorehab presente!

De 13 a 19 de junho de 2019, pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora realizaram uma expedição científica na Alemanha. Participaram de visitas técnicas em instituições especializadas na reabilitação, profissionalização e inclusão de pessoas com deficiência. Profa. Dra. Fabiana Faleiros (Líder do Neurorehab), Michel Marcossi, Letícia Corbo e Elias Tristão visitaram as as instituições, acompanhados pelos seguintes colaboradores alemães: Klemens Löchte, Uwe Eisenberg, Kathrin Schlicher, Herr Norbert Heßling, Elisabeth Pistol, Daniela Küper e Prof Dr. Christoph Käppler (parceiro do Neurorehab).

– Visita à Escola Infantil Peter-Pan-Schule para crianças com dificuldades na fala, na cidade de Dülmen.

• Visita à Escola Inclusiva Lamberti-Grundschule, na cidade de Coesfeld.
  • Reunião com Sr Schütt, secretário da cultura e da educação da região de Kreis Coesfeld.
  • Visita ao Museu do artista Peter Paul Rubens, no Wasserschloss Burg Vischering, na cidade de Lüdinghausen.

Visita à instituição Maximilian-Kolbe-Schule, para crianças e jovens com deficiências graves, na cidade de Nordkirchen

• Visita à instituição Berufsförderungswerk Dortmund, especializada na profissionalização e reintegração das pessoas ao trabalho, na cidade de Dortmund.
  • Reuniões científicas na Faculdade de Ciências da Reabilitação da Universidade de Dortmund com o grupo de pesquisa do Prof Käppler, Frau Roos, Klemens Löchte, Uwe Eisenberg, Rebecca Eisenberg, Elias Tristão, Michel Marcossi, Letícia Corbo e Fabiana Faleiros.

Apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos do Neurorehab (Michel Marcossi Cintra e Letícia Noelle Corbo

• Visita ao Centro de Relações Internacionais da TU Dortmund, com a Frau Jane Artmann, para negociar termos do acordo de dupla titulação entre a Universidade de Dortmund e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP

A cooperação Brasil-Alemanha, de quase 10 anos, entre os grupos da Profa Dra Fabiana Faleiros e do Prof Christoph Käppler, mostra-se cada vez mais consolidada e necessária para o avanço das pesquisas na área de reabilitação. Uma vez a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade contemporânea é um desafio para os dois países, nas mais variadas áreas, como a acessibilidade aos serviços de saúde, a educação inclusiva e a inserção no mercado de trabalho.