Conhecendo o Núcleo – Coordenação

Prof. Dr. Fabiana Faleiros Santana Castro

Coordenadora e Fundadora do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Psicomotora.

Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/8991651738080247

Ano de ingresso no Núcleo: 2014

Formação: Possui pós-doutorado em reabilitação pela Universidade de Michigan – Estados Unidos. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund – Alemanha (2012), mestre em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Enfermagem pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – 2001). Foi enfermeira da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, unidade Belo Horizonte, durante 11 anos. Atualmente é professora doutora na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, no Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Líder do Núcleo de Pesquisa e Atenção em Reabilitação Neuropsicomotora. Tem experiência na área de Reabilitação, com ênfase em deficiência física e Reabilitação Vesicointestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, autocuidado e atividades de vida diária, capacitação familiar, espinha bífida, paralisia cerebral, lesão medular, bexiga e intestino neurogênicos, cateterismo vesical intermitente e constipação intestinal.

Ligação com o NEUROREHAB: Além de ser a coordenadora e fundadora do Núcleo, a Prof. Fabiana incentiva o processo de internacionalização do ensino por meio de parcerias estratégias com renomeadas universidades estrangeiras, como a Technische Universität Dortmund, na Alemanha. Em âmbito nacional, a docente promove, ainda, trabalhos em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Ceará. Vale destacar que estas parcerias influenciam na mobilidade acadêmica de outros membros do Núcleo, permitindo que estes se desloquem até outras instituições para o desenvolvimento de atividades que envolvam pesquisa e que gerem a expansão dos conhecimentos científicos acumulados pelo Núcleo como um todo.