Saiba mais …. Jogos de Tabuleiro

Era ainda final do século e enquanto graduandas, as atividades educativas mediadas por metodologias ativas e auxiliadas por materiais didáticos nos encantava, o que nos remeteu à colaboração, já enfermeiras, no ensino teórico-prático de estudantes do curso de graduação da EERP-USP, também sobre a enfermagem pediátrica e neonatal, desenvolvemos programas educativos visando à sensibilização dos graduandos para as atividades de educação em saúde e à utilização de materiais educativos.

Neste mesmo período, participando voluntariamente de atividades educativas em alojamento conjunto neonatal de uma maternidade filantrópica, criamos um jogo educativo sobre os cuidados básicos com o recém-nascido e o aleitamento materno, para auxiliar no processo ensino-aprendizagem das mães. Posteriormente, analisamos as opiniões das mães sobre a vivência em
atividade de educação em saúde com o uso deste jogo educativo e constatamos sua contribuição na aquisição de conhecimentos das puérperas.

Após algumas experiências no desenvolvimento de programas educativos dirigidos às mães de recém-nascidos a termo e saudáveis, constatamos, por intermédio de estágio em unidades de cuidados intermediários neonatais, que havia grande preocupação com a capacitação das mães sobre os cuidados com seus filhos nascidos pré-termo ou em situação de risco, cujo treinamento para a alta hospitalar é feito pela enfermeira.

Durante essas experiências percebemos diferentes problemas enfrentados pela equipe de enfermagem, em especial, a falta de material didático-instrucional que auxiliasse na educação em saúde de mães sobre os cuidados domiciliares ao bebê pré-termo, considerando que estes cuidados muitas vezes são ensinados de forma mecânica e rotinizada, em que a mãe é mera receptora de informações. Assim, sentimos necessidade de novas estratégias e instrumentos de trabalho que pudessem ser desenvolvidas de forma mais interativa. Criamos, então, um jogo educativo voltado às especificidades do cuidado ao bebê pré-termo, para instrumentalizar a prática educativa em unidades neonatais. As temáticas trabalhadas nesse jogo são: relacionamento familiar, alimentação, higiene, cuidados diários e especiais. Esta iniciativa foi divulgada em evento científico nacional.

Esta trajetória inicial de desenvolvimento e avaliação de materiais educativos, tivemos oportunidade de utilizar materiais com os estudantes de graduação e profissionais de enfermagem em serviço que demonstraram interesse e motivação, tanto no uso para seu próprio aprendizado, como na aplicação à clientela. Preocupadas também com a formação de recursos humanos e educação permanente, desenvolvemos, em parceria com outros pesquisadores e estudantes, produtos e tecnologias dirigidos aos alunos de graduação em enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, participamos assim, do desenvolvimento de um jogo educativo sobre prevenção de doenças respiratórias infantis para a capacitação de agentes comunitários de saúde e de um jogo educativo sobre os cuidados com o bebê em creche, voltado aos agentes da educação infantil.